10 Vantagens para o empresário que se dedica à leitura

Quando criança, minha mãe sempre me contava histórias educativas. Lembro-me de certa ocasião em que me contou sobre uma entrevista na Tevê, em que um homem ao ser questionado sobre o segredo do seu sucesso, respondeu: “Tudo o que tenho e sou, devo aos livros; não tive a oportunidade de estudar, pois desde muito cedo precisei trabalhar. Mas encontrei nos livros as dicas, e os ensinamentos que me conduziram ao caminho do crescimento pessoal e da prosperidade. Embora eu fosse uma criança com apenas 9 anos de idade, aquela história me impressionou muito, foi uma lição a qual desde então tenho praticado. Hoje como CEO e fundador da VLM Press, a maior editora brasileira nos Estados Unidos, em pouco mais de 2 anos de operação já publiquei mais de 40 livros de brasileiros, dentre os quais 2 de minha autoria.

Para uma melhor compreensão das vantagens para o empresário que se dedica à leitura, segue abaixo os dez maiores benefícios da leitura para o empresário:

Adquirir conhecimento

Ao ler um livro, você adquire uma quantidade inestimável de informações. É como no filme “The Matrix”, quando Neo recebe seu treinamento, Doser, o programador seleciona alguns manuais e a primeira descarga ou download de um manual de artes marciais o deixa atônito. Ele exclama: “Eu sei Jiu-jitsu!!”,

Ao ler, você coleta informações que lhe dão vantagem sobre temas diversos. Com a prática da leitura, se sentirá mais confiante em sua capacidade de adquirir conhecimento; desenvolve pensamento critico e aprende a questionar todas as coisas da forma correta. Esse senso crítico é crucial para um empresário tomar decisões no mundo dos negócios.

A leitura abre sua mente para diferentes formas de experiência e culturas. Com a prática da leitura, você aprende a filtrar as informações que recebe, adquirindo novas habilidades. Funciona como o cinto de utilidades do Batman, de onde sempre poderá tirar uma experiência que influenciará positivamente suas decisões pessoais, financeiras e no mundo dos negócios.

A prática da leitura de livros de autoajuda fortalece sua autoestima, desenvolve autoconfiança e serve como um “conselheiro” que estará sempre ao seu lado quando sentir-se inseguro acerca de algum assunto.

Através dos livros, você tem acesso aos “cérebros” do mundo. Ao ler, seus pensamentos e experiências, elas praticamente se tornam suas.

Expandir o vocabulário

Quanto mais você lê, mais se conecta à novas palavras, as quais naturalmente passam a fazer parte do seu vocabulário cotidiano. Ser articulado e falar bem, representa uma grande vantagem competitiva em qualquer profissão, transformando-o em um melhor comunicador.

Essa conscientização também facilitará uma conversa informal com amigos ou alguém que você deseja impressionar. Pode torná-lo mais interessante e atraente.

Se você fala outro idioma, ler o ajudará muito a fortalecer seu vocabulário. Minha experiência com a língua inglesa é um dado científico acerca deste ponto. Desde criança comecei a aprender inglês lendo, depois falando. Através dos livros, revistas e manuais em inglês ampliei meu vocabulário de uma forma que, posso dizer que falo três idiomas em um só. Inglês comercial, inglês coloquial e inglês técnico, tão amplo é meu vocabulário fruto da leitura constante de livros. Comecei com um manual de motosserra.

Não é atoa que tenho grande facilidade de escrever. Sou brasileiro, mas leio e escrevo em inglês diariamente. Minha vantagem competitiva em relação aos livros é que enquanto outros estão esperando pela tradução de um livro, eu já li os melhores naquela área. Enquanto estou escrevendo este artigo estou “lendo” (audiobook) um livro em inglês. “Learn better: Mastering the skills for success in life, business and school, de Ulrich Boser.

Algumas traduções são feitas por pessoas que não vivem nos Estados Unidos e ainda que dominem bem a língua, não têm uma boa interpretação. Tive que comprar um livro de John Maxwell duas vezes, pois comprei primeiro traduzido para o português. Após tentar ler o livro, constatei que a tradução era um desastre! Decidi então comprar a versão original. Minha conclusão estava provada. Prefiro lê-los sempre no original.

Reduzir o estresse

Os dois propósitos básicos da leitura são: aprendizagem e lazer. Os livros de ficção são mais indicados para lazer e servem muito bem como uma fuga maravilhosa para “outros mundos”, tempos e maneiras de pensar. Um porto seguro para os problemas do dia-a-dia, que alivia o estresse. Já os livros de inspiração, além de relaxar, inspiram, e produzem paz interior. Eles alimentam sua espiritualidade, diminuem sua pressão arterial e produzem uma imensa sensação de calma. Textos religiosos, bem como alguns livros de autoajuda, podem produzir esse efeito benéfico.

Melhorar a memória

Ao ler um livro, você se depara com um universo repleto de detalhes. Pessoas, personagens, lugares e os mais diversos eventos. À medida que mergulha na leitura descobre a grandeza que há dentro de um livro; e todas as informações e detalhes são absorvidos por sua mente e armazenados em seu cérebro, que surpreendentemente irá lembrá-lo com mais facilidade.

Quando criança, sofri um acidente automobilístico, minha memória de curto prazo foi diretamente afetada; naquele mesmo período decidi aprender inglês lendo um livro de gramática. O esforço extraordinário que precisei fazer para memorizar as palavras e seu significado em um minidicionário da língua inglesa, acabaram ao longo de muitos anos, restaurando naturalmente minha memória.

A prática da leitura o coloca em contato com um universo de informações, que de acordo com a Brain Works, entidade especializada em Neurofeedback, em Londres, (https://bit.ly/3bnG7Mn), criam novas sinapses (vias cerebrais) e fortalecem as existentes, ajudando na recuperação da memória a curto prazo e na estabilização do humor. Este fenômeno é chamado de neuroplasticidade, que é a habilidade do cérebro de mudar sua estrutura e organização através da experiência e aprendizado. É a parte do cérebro que “ganha músculos”, como um atleta de fisiculturismo, através do exercício. A neuroplasticidade é o que nos permite melhorar tudo o que fazemos e pensamos. Hoje, sou programador, web developer e graphic designer, por causa dos avanços de memórias que desenvolvi pela falta da minha memória de curto prazo. Com a prática contínua da leitura de diversos tópicos e campos diferenciados, desenvolvi uma memória poderosa e organizada.

Melhorar a habilidade da escrita

Escrever é uma arte. Se você tem dificuldades em escrever, comece lendo intensamente.

Quando comecei a ler após o acidente, sentia muita dor de cabeça e esquecia tudo ao virar a página; muitas vezes, voltava à página anterior lia tudo novamente e esquecia na página seguinte. Isso me deixava muito frustrado. Comprei vários livros por causa dos temas, mas sempre abandonava a leitura por causa da minha fraca memória. Até que um dia, deparei-me com uma matéria superinteressante em uma revista, com o título: “Você não gosta de ler porque não aprendeu a ler”.

Achei aquele título interessante e ao mesmo tempo absurdo!

Como? Eu sei ler, mas não gosto mais de ler. Disse irritado para mim mesmo.

Peguei a revista, “devorei” aquele artigo e o pratiquei linha por linha. Daquele dia em diante passei a ler em ônibus lotado, em praças, em qualquer lugar. Desenvolvi a capacidade de me concentrar em várias coisas ao mesmo tempo; aquela matéria está presente na minha vida por mais de 35 anos.

As pessoas me achavam estranho, pois não era costume de ninguém, não que me recorde, caminhar pelo mercado com um livro na cara. Eu ria, pois sentia os olhares curiosos sobre mim, e ao mesmo tempo, ria mais ainda, pois no começo não passava de uma ou duas páginas. Com o tempo, comecei a imergir nos livros até que saí de casa e só notei que estava sentado na praça lendo aquele livro após caminhar mais ou menos dois quilômetros. Já estava escurecendo. Daquele dia em diante, leio em qualquer lugar. Desenvolvi a capacidade de me concentrar em várias coisas ao mesmo tempo.

Quebrei o estigma de que “homem só tem uma caixinha” no cérebro. Eu tenho várias. Consigo falar vários idiomas ao mesmo tempo. Isso aconteceu em 2005, durante uma viagem à Costa Rica. Encontrei com um agente que falava inglês e um importador que só falava espanhol. Após nossa reunião, fiquei pensando: Como que consegui me comunicar ao mesmo tempo com ambos, fazendo perguntas e respondendo suas questões de forma inflamada, como se estivesse na cozinha da minha casa, conversando com minha mãe. O mesmo aconteceu em Curaçao, pois o agente falava inglês e o importador falava papiamento, uma mistura de inglês, espanhol, alemão, e outras línguas, mas pude entender e responder suas perguntas sem a interpretação do meu agente. Em Maritinique, fiquei em um hotel por cinco dias, e me comuniquei em Francês até que meu agente veio ao meu encontro. Tudo isso, fruto da leitura de apenas um artigo. Sim, a partir daquele artigo, minha vida mudou, pois, consegui acabar com o meu problema de leitura.

Melhora a empatia

A princípio não gostava de livros de biografia, achava sem sentido ler a história de uma pessoa. Eu era sedento em aprender técnicas, como fazer isso ou aquilo; mas sempre li a Bíblia, e percebi que nada mais é do que uma sequência de biografias fantásticas. Sempre a encarei como um livro estritamente religioso, até me deparar com a biografia de Albert Einstein. Desde então, passei a apreciar obras biográficas por estimular a minha capacidade de entender melhor os sentimentos das pessoas. Me senti capaz de entender melhor minha família, meus amigos, meus clientes e leitores. Ao ler biografias haverá sempre algo em comum entre você e o autor, que pode levá-lo a criticar ou se apaixonar por sua história. “É nas biografias que estão os segredos dos relacionamentos e da vida”

Desenvolve a comunicação

Além de ajudá-lo a ter pensamentos críticos, a leitura desenvolve a capacidade de comunicação. Na minha adolescência, tinha dificuldade em dialogar com as pessoas. Queria participar das conversas, mas não tinha assunto, pois nunca havia viajado, não conhecia os times de futebol ou os astros de TV; por isso, não tinha a mínima ideia do que dizer, achava que eu era um caso perdido. Porém, em busca de solução para esse problema, deparei-me com o livro: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie. À medida que eu lia àquele “manual”, mais desenvolvia minha capacidade de articular as ideias, elaborar perguntas e sentir segurança ao me expressar durante uma conversa.

Minha análise crítica foi de 0 a 100. Passei a discutir sobre os mais diversos assuntos, a expor e compartilhar com segurança minhas opiniões, pois aprendi a analisar cada detalhe de um determinado tema. Frutos adquiridos através do hábito de ler.

Aprimora a concentração

Em um mundo permeado por: distrações, aparelhos com os mais diversos aplicativos, o apelo da internet, as mídias sociais e o intenso barulho do cotidiano; é muito comum encontrar pessoas que não conseguem concluir suas tarefas ao final do dia. A internet foi criada como uma poderosa arma de comunicação, mas pode se transformar numa grande armadilha de distração para quem não aprende a lidar com ela. Por outro lado, o hábito da leitura, tem o poder de arrebatá-lo do mundo ofuscado pelas distrações e conduzi-lo em uma viagem prazerosa e educativa por pelo menos trinta minutos por dia. Quando você lê um bom livro, toda sua atenção se concentra na história, “viaja” inspirado para outra dimensão. Essa capacidade de concentração irá estimular sua produtividade nas mais diversas atividades.

Estimula a mente

Como vimos no item 4, assim como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro exige exercícios para se manter forte e saudável. Estudos têm mostrado que permanecer mentalmente estimulado pode minimizar os riscos de sucumbir à doença de Alzheimer e à demência. Manter seu cérebro ativo e engajado evita que ele perca energia. A leitura fornece este exercício.

Entretenimento gratuito ou acessível

Você pode recorrer à sua biblioteca local para emprestar livros. Isso é entretenimento gratuito, sempre legal! Você também pode digitalizar: existem muitas bibliotecas on-line nas quais pode baixar e-books gratuitos no formato pdf ou epub. A Amazon tem novos livros gratuitos do Kindle todos os dias (formato mobi).

Navegar na net, procurar algo novo para ler pode ser muito divertido, e as ilhas da biblioteca são labirintos incríveis para você se perder entre os livros.

Os livros certos lhe mostrarão o caminho. Se você chegou até este ponto, certamente suas ideias acerca da leitura já devem ter mudado ou ampliado. Isso é mais um dos grandes benefícios da leitura, mas deixarei para outra ocasião.

Boa leitura, bons negócios. Leia para se tornar a pessoa que você quer se tornar.

Facebook Comments